00:00:00
29 Mar

MAPFRE Assistência e CESVI BRASIL alertam para cuidados e revisão básica no carro antes de pegar a estrada

1 de fevereiro de 2018
451 Visualizações

Levantamento indica que mais da metade dos acionamentos da assistência de automóveis em 2017 foi para o socorro de guincho.

As férias e feriados são uma excelente oportunidade para viagens de carro. Para garantir a tranquilidade e a segurança desses momentos de diversão, a MAPFRE Assistência, empresa especializada em assistência a pessoas, residências e veículos, preparou algumas dicas de itens a serem checados no carro antes de pegar a estrada.

O ideal é que o motorista conheça ou pesquise antecipadamente o caminho e as rotas alternativas para a viagem. Segundo Almir Fernandes, presidente da MAPFRE Assistência, com essa atitude simples já é possível diminuir o risco de ter problemas antes mesmo do passeio começar. “Uma dica para quem já está com todo o itinerário em mãos é anotar o número da Polícia Rodoviária ou das concessionárias das rodovias utilizadas, em caso de incidente na estrada, já que algumas não possuem totens de emergência”, orienta.

Além disso, vale lembrar da revisão básica no veículo antes de sair de casa. “É bom verificar o funcionamento das luzes de sinalização, o nível de óleos, fluidos e combustível e a calibragem dos pneus e do estepe”, ressalta Fernandes.

Estudo realizado pela MAPFRE Assistência aponta que o maior número de acionamentos de serviços para automóveis em 2017 foi de guincho para veículo de passeio, com 58%, seguido por socorro mecânico e/ou elétrico (16%), carro reserva (13%) e guincho para utilitário (11%). Os meses com maiores volumes de acionamentos são justamente janeiro, fevereiro e julho, devido aos períodos de férias escolares.

Analisando as regiões que mais acionaram os serviços, o destaque é para o Sudeste, com 45% das solicitações, seguido pelo Nordeste, com 22%, e Sul, com 16%. O ranking de acionamentos por estado traz São Paulo em primeiro lugar, na sequência Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Pernambuco e Distrito Federal.

A importância da sinalização

Todos os itens de sinalização existentes dentro de um veículo e até mesmo das vias são essenciais para ajudar a manter o fluxo normal do trânsito, o local do seu veículo seguro e a resguardar vidas.

“Existem três dicas básicas a serem seguidas em caso de problemas na estrada. O primeiro passo é parar no acostamento à direita e acionar o pisca-alerta. Posteriormente, deve-se sinalizar o local com o triângulo posicionado a uma distância mínima de 30 metros do veículo para que os outros motoristas tenham tempo de desviar”, explica o superintendente do CESVI BRASIL/MAPFRE (Centro de Experimentação e Segurança Viária da MAPFRE), Emerson Feliciano. “Finalmente, para segurança dos passageiros, é fundamental que todos fiquem fora do veículo e da estrada, protegidos em alguma estrutura, posto de gasolina ou simplesmente atrás das defensas de concreto ou metal”, finaliza.

Em viagens de carro, alguns itens devem ser revisados para que o viajante não fique na mão no meio da estrada:

.                    Luzes de sinalização: confira o funcionamento dos faróis, lanternas, luzes de freio, luz de marcha à ré, luzes de seta e as luzes da placa. Veja se no painel do veículo todas as luzes indicadoras estão funcionando corretamente;

·                    Óleos e fluidos: verifique o nível e o prazo de troca do óleo de motor, de direção hidráulica, fluido de freio e o fluido da transmissão automática. Vale conferir também o nível do reservatório de água;

·                    Mecânica e elétrica: verifique o sistema de freio (discos e pastilhas), o conjunto de suspenção e de direção, velas, cabos, correias e teste a bateria; e verifique também o estado das correias do motor.

·                    Na chuva: a fim de evitar problemas de visibilidade na estrada é importante conferir as condições das palhetas do limpador de para-brisa e também o funcionamento do desembaçador dianteiro e traseiro; mantenha o reservatório do lavador de para-brisa com água e detergente neutro;

·                    Atenção ao combustível: evite rodar com o veículo próximo da reserva, mantenha pelo menos a metade da capacidade do tanque e, sempre que possível, abasteça para misturar o combustível novo com o antigo;

·                    Última checagem: veja com antecedência se está no porta-malas o triângulo de sinalização, as ferramentas de roda e o macaco;

·                    Pneus: Verifique a pressão dos pneus e o nível de desgaste de cada um, não se esquecendo do estepe.

Para mais informações sobre a MAPFRE Assistência, basta acessar o site www.mapfre.com.br; e para conhecer as atividades do CESVI BRASIL, acesse www.cesvibrasil.com.br.

Sobre a MAPFRE – No Brasil desde 1992, a MAPFRE é parte do grupo espanhol que forma uma das maiores empresas de prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro, de saúde e pesquisa do mundo. Sólida e inovadora, está presente nos cinco continentes. Especialista nos segmentos em que atua, a MAPFRE opera com bases de negócios sustentáveis e é dividida em unidades de Investimentos, Consórcios, Capitalização, Previdência e Vida Resgatável, Saúde, Seguros (por meio do GRUPO Segurador Banco do Brasil e MAPFRE), Assistência e Pesquisa e Desenvolvimento (CESVI Brasil). A companhia ainda mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e desenvolve atividades de interesse geral da população. Mais informações sobre produtos e soluções: www.mapfre.com.br.

A MAPFRE Assistência é especializada no atendimento a empresas referências no mercado como montadoras multinacionais, seguradoras e instituições financeiras, e trabalha para mais de 27 mil beneficiários e 18 milhões de consumidores no Brasil, registrando cerca de 500 mil atendimentos por ano.

CDN Comunicação

Foto: Visual Hunt

You may be interested

Café CVG-SP promove debate com a Susep
CVG-SP
72 Vizualizações
CVG-SP
72 Vizualizações

Café CVG-SP promove debate com a Susep

Publicação - 28 de março de 2024

Não são poucas as dúvidas do mercado de seguros em relação ao Open Insurance, que já entrou em sua segunda fase de implantação. Para trazer mais luz…

Seguro empresarial para o segmento de estética, moda e beleza ganham espaço
Bradesco Seguros
63 Vizualizações
Bradesco Seguros
63 Vizualizações

Seguro empresarial para o segmento de estética, moda e beleza ganham espaço

Publicação - 28 de março de 2024

Em 2023, o segmento de Estética, Moda e Beleza representou mais de 16% do total em comparação com os demais segmentos na carteira do seguro Empresarial na…

Hero Seguros se destaca faturando mais de R$ 60 milhões em 2023
Interesse Mercado
72 Vizualizações
Interesse Mercado
72 Vizualizações

Hero Seguros se destaca faturando mais de R$ 60 milhões em 2023

Publicação - 28 de março de 2024

Em apenas dois anos, a Hero Seguros, insurtech disruptiva, emergiu como um dos principais players no setor de seguros-viagem e vem reinventando a forma como os brasileiros…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin