00:00:00
24 Apr

SUSEP: SUPERINTENDENTE DA AUTARQUIA RESSALTA O FOMENTO AO MERCADO E A PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR EM ALMOÇO DO CVG-RJ

4 de dezembro de 2017
876 Visualizações

Joaquim Mendanha de Ataídes abordou as principais ações da Susep em 2017 e discorreu sobre a agenda regulatória da autarquia até o fim do ano.

“Trazer o setor de seguros para o lugar de destaque que ele merece. Empreender e dialogar com o mercado”. Essa foi uma das principais mensagens que o titular da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Joaquim Mendanha de Ataídes, registrou durante a sua fala no almoço do Clube Vida em Grupo do Rio de Janeiro (CVG-RJ), realizado em sua homenagem, nesta quinta-feira, 30 de novembro, no Rio de Janeiro.

Há um ano e cinco meses à frente da Susep, Joaquim Mendanha discorreu sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo de 2017 e ressaltou a importância da sua diretoria colegiada e o alto nível técnico do quadro de servidores da Susep para o avanço da autarquia. Ele também aproveitou a ocasião para ressaltar os três pilares da sua gestão: o fomento à indústria; a busca pela eficiência com a desburocratização de processos internos e externos; e o aperfeiçoamento do modelo de supervisão alinhado às melhores práticas nacionais e internacionais.

Além disso, explicou que a Susep tem atuado de forma proativa com o objetivo de se antecipar às necessidades do consumidor de seguros e do mercado supervisionado. Ele esclareceu que a autarquia monitora tendências nacionais e internacionais para caminhar junto com as transformações e que a Susep não é contra as inovações. “As inovações são bem-vindas, mas precisam estar alinhadas às diretrizes do setor de seguros que é um mercado regulado: a disruptura não pode atravessar um mercado no qual há regras”, enfatizou.

No âmbito das principais ações realizadas pela Susep este ano, Joaquim Mendanha destacou, como um marco para o mercado de seguros, as novas regras propostas pela Susep e acatadas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) para as famílias PGBL e VGBL, as dezesseis circulares já emitidas pela autarquia em 2017, entre elas, a sobre os critérios adicionais de riscos aos resseguradores locais e RC D&O. O superintendente também falou sobre a importância das ações realizadas este ano para a categoria dos corretores de seguros com a retomada do processo de recadastramento – que já não era realizado há nove anos – e o início da emissão da carteira de identidade profissional dos corretores, iniciativa que traz mais segurança ao consumidor e valoriza a categoria.

Segundo Joaquim Mendanha, este ano também foram criados importantes grupos de trabalho como o sobre mercado marginal e o de RC ônibus, além de comissões que reúnem diversas entidades representativas do setor de seguros e outros públicos de interesse, como as de inovação e insurtech, resseguro, capitalização, seguros de danos e seguros de vida e previdência. Já no âmbito institucional, a Susep deu um passo importante ao aderir ao Programa de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda (PMIMF) o que tem resultado na implantação de diversas ferramentas de gestão.

Como mensagem final e não menos importante, Joaquim Mendanha disse que “o Brasil nunca precisou tanto de líderes” e esclareceu que o ano ainda não acabou. Na última reunião do CNSP de 2017, marcada para o dia 19 de dezembro, a Susep apresentará uma agenda regulatória de suma relevância para o setor de seguros e seus consumidores, quando serão abordados temas como o seguro ‘auto popular’, meios remotos; seguro funeral; seguros coletivos de acidentes pessoais (APC); Dpvat, entre outros.

Assessora de Imprensa | GABIN

You may be interested

Novo livro “Segurança em Eventos” destaca a importância do seguro
Interesse Público
30 Vizualizações
Interesse Público
30 Vizualizações

Novo livro “Segurança em Eventos” destaca a importância do seguro

Publicação - 24 de abril de 2024

Com o lançamento agendado para o dia 29 de abril de 2024, o livro "Segurança em Eventos" promete oferecer insights cruciais sobre a relevância do seguro para…

Seguro para vítimas de desastre natural
Sincor-MG
46 Vizualizações
Sincor-MG
46 Vizualizações

Seguro para vítimas de desastre natural

Publicação - 23 de abril de 2024

O Brasil registrou o maior número de desastres naturais em 2023, com 1.161 eventos: 716 associados a causas hidrológicas, como transbordamento de rios, e 445 de origem…

MDS Brasil inaugura novo escritório
MDS Brasil
71 Vizualizações
MDS Brasil
71 Vizualizações

MDS Brasil inaugura novo escritório

Publicação - 23 de abril de 2024

Após anunciar um novo escritório no Rio de Janeiro e ampliar o escritório da sua matriz, em São Paulo, em 2023, a MDS Brasil expandiu nesse ano…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

Allianz Seguros participa do Congrecor
Allianz Seguros
51 Vizualizações
51 Vizualizações

Allianz Seguros participa do Congrecor

Publicação - 23 de abril de 2024
Aon expande sua presença no Brasil
Aon
64 Vizualizações
64 Vizualizações

Aon expande sua presença no Brasil

Publicação - 23 de abril de 2024
WordPress Video Lightbox Plugin